Estrada para a Glória

Sinopse
Filme baseado em uma história real que trata de vitórias adversas e também da questão do preconceito racial em uma época difícil nos Estados Unidos, ainda mais no conservador estado do Texas, sempre relacionado a ideais racistas de direita.

Em 1966, Don Hanskins (Josh Lucas de Lar, Doce Lar), um técnico branco de basquete, começa a procurar talentos para formar um time. Ele não está preocupado com a cor da pele de seus jogadores, mas sim com o quanto eles podem render em quadra. Dessa forma, convoca sete garotos negros e 5 brancos para montar seu time. Em uma acirrada disputa pela liga amadora, ele mostra que seu time tem qualidades dentro das quadras (ao derrotar os principais adversários) e fora dela (ao saber lidar com o terrível preconceito local).

Assim, eles vão enfrentando juntos algumas dificuldades e superando todas, até chegar à grande final e se tornar o primeiro time do estado a ganhar o campeonato com apenas garotos negros como titulares.

Opinião
Adoro e sempre adorei filmes baseados em histórias reais. O filme ganha um tempero especial quando sei que não é mais uma obra da ficção, que parte daquilo é real. Alguém viveu aquilo!

Todos sabemos que o racismo existe até mesmo no Brasil, país dito como o mais miscigenado do mundo. E o racismo, principalmente aquele mostrado nos filmes como Crash, Duelo de Titãs e Mississipi em Chamas, sempre me chamou atenção porque é cruel, é besta e sem sentido, porém tenho certeza que não é diferente da realidade de lá, daqui ou daí.

Estrada para a Glória é uma história de superação e coragem sobre racismo nos anos 60 nos EUA. Conta a história de um treinador que se muda com sua família para a cidade de El Paso no Texas para treinar um time de basquete da universidade. O problema é que não há jogadores e ele sai pelo estado para recrutá-los. Sua conduta é questionada quando ele volta para a cidade com sete jogadores negros. E daí todos sofrem as conseqüências: treinador, sua família e jogadores.

O filme é uma lição de vida sobre como não devemos desistir dos nossos sonhos, como devemos superar nossos limites para o alcance de nossos ideais. O caminho estreito é aquele que nos leva a glória. Os extras são muito legais! Tem entrevista com o verdadeiro treinador, com os verdadeiros jogadores e conta sobre o jogo mais importante na carreira do time – jogo este que aparece no filme – e que me parece que foi muito fiel a história. John Voight faz um dos treinadores do time adversário e está quase irreconhecível com próteses nas bochechas, nas orelhas e no nariz para que ficasse mais parecido com o treinador real.

Nota
8
.
Só faltou tocar mais, ser mais emotivo para levar meu dez. Surpreender. Mas aconselho a todos que quiserem momentos de reflexão com toques de divertimento.

Pra Saber Mais
IMDB

Anúncios

28 comentários em “Estrada para a Glória

  1. Muito bom esse filme,assistir em sala de aula….
    Ele me fez refletir ,sobre a nossa realidade ,nos transmite uma lição de vida ,uma mensagem super importante…….Diferentes todos nós somos mas deveremos de uma certa forma tratar todos igualmente ,com respeito e humildade……….
    Estrda para a glória mostrou-me ,que apesar das dificuldades encontradas no caminho da nossa vida ,devemos ultrapassa-las com muita garra para alcansar nossos objetivos………
    Jamais desista dos seus sonhos e nunca ,jamais “abaixe a cabeça”
    quando “der de frente” com algum problema ou dificuldade……………….

    Adorei esse filme ….vale a pena assistir……………..

  2. Eu assisti esse filme na sala de aula, hoje, porque estamos no mes do dia da conciencis negra!!!E na nossa sala tem uma pessoa que sofre o racismo… porque ele é gordo. E eu amei esse filme, muito bom mesmo!!! Nota 100…Beijos!

  3. VEI NA BOA … ”E na nossa sala tem uma pessoa que sofre o racismo… porque ele é gordo. E eu amei esse filme, muito bom mesmo!!! Nota 100…Beijos!”
    Sério mesmo que li isso ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. Esse filme é muito bom! ontem assistimos na sala de aula e a sala toda
    vibro com o ultimo jogo parecendo que estávamos dentro do ginásio..

    aconselho a todos verem esse filme…

  5. Ele me fez refletir ,sobre a nossa realidade ,nos transmite uma lição de vida Estrada para a glória mostrou-me ,que apesar das dificuldades encontradas no caminho da nossa vida ,devemos ultrapassa-las com muita garra para alcançar nossos objetivos………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s